Previdência Privada
É comum pensarmos em nossa aposentadoria como algo distante e até mesmo quase inalcançável. Diante disso, acabamos sempre encontrando desculpas e “empurrando” os devidos cuidados com o nosso futuro para um outro momento. Mas quando esse futuro chegar, será que estaremos devidamente preparados?
Felizmente, não é difícil iniciar a jornada para garantir uma aposentadoria segura, estável e próspera para o seu futuro hoje mesmo. Para isso, você pode contar com investimentos que assegurem uma vida com maior tranquilidade e protejam seu patrimônio.
Esse é o caso dos fundos de previdência privada, por exemplo. Eles são uma das opções complementares para aposentadoria preferidas pelos investidores atuais e que podem lhe ajudar a alcançar aquela liberdade financeira tão sonhada.
Não sabe por onde começar? Não se preocupe! Para lhe ajudar, reunimos aqui o melhor sobre a previdência privada: tudo o que você precisa saber sobre o investimento para assegurar uma vida financeira próspera. Confira agora!
O que é Previdência Privada
De forma simples, os fundos de previdência privada são uma opção de investimento na qual você contribui com uma quantia de dinheiro durante um determinado período, e esses valores ficam rendendo ao longo deste tempo.
Os fundos de previdência privada são semelhantes aos próprios fundos de investimento de mercado e muitas vezes possuem a mesma estratégia, diferenciando somente por suas finalidades e algumas vantagens encontradas somente neste modelo de investimento.

Para que serve a Previdência Privada
Para saber se a previdência privada vale a pena para o seu objetivo é preciso entender primeiro as finalidades com que esse investimento vem sendo usado.
Embora não seja o único, o objetivo mais comum dos investidores é usá-la como um complemento da aposentadoria social. Dessa forma, você assegura um futuro com mais tranquilidade sem depender estritamente dos valores ofertados na aposentadoria comum.
Mas além de ser uma previdência complementar, ela também costuma ser utilizada para:
● Planejar o futuro da família e assegurar uma previdência privada para filhos, netos e/ou sobrinhos;
● Fazer uma viagem;
● Comprar um imóvel;
● Planejamento sucessório;
● Benefícios fiscais
Os Tipos de Previdência
Quando olhamos para o cenário de planos de previdência privada abertos, é possível encontrar duas categorias diferentes. Aqui, o principal fator que irá determinar a previdência privada qual a melhor para você é a maneira como o mesmo declara o seu Imposto de Renda. Essas categorias são:
Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL)
Nesta categoria, os planos são indicados para os investidores que entregam suas declarações do Imposto de Renda utilizando o modelo completo para aproveitar os benefícios fiscais. Investidores que optam pela previdência privada PGBL podem deduzir as contribuições em seu plano de renda bruta tributável, com limite de 12% ao ano.
Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL)
Agora, para os investidores que optam pela previdência privada VGBL, não será incluído o mesmo benefício fiscal garantido no modelo PGBL. Por esse motivo, são recomendados aos investidores que declarem o Imposto de Renda utilizando o modelo simplificado.
A principal vantagem deste modelo de plano de previdência é que o Imposto de Renda incidirá, no momento do resgate, somente sobre os rendimentos (e não sobre o valor total de contribuições, como ocorre no PGBL).
Tributação

Além da escolha do tipo de plano, VGBL ou PGBL, no momento da contratação da previdência privada o investidor deve optar qual será o regime tributário a qual estará sujeito. Existem dois modelos tributários, o Regressivo e o Progressivo, e o melhor varia de acordo com o seu perfil e objetivo.
Progressivo:
No modelo progressivo a tributação incidirá de acordo com o renda bruta mensal tributável do investidor, ou seja, quanto maior a sua renda bruta anual, maior será a alíquota de imposto de renda a qual será submetida.
Nesse modelo você fará o ajuste do valor devido na declaração anual de imposto de renda uma vez que no momento do resgate o valor da alíquota incidente na fonte é de 15%, podendo até ter valores devidos adicionais quando você fizer sua declaração anual de IR.
Regressivo:
No modelo regressivo a tributação incidirá de acordo com o prazo de permanência dos aportes, ou seja, quanto mais tempo o dinheiro estiver aplicado na previdência menor a alíquota de imposto de renda, podendo chegar a 10%, caso o prazo seja superior a 10 anos.
Nesse caso a tributação é feita exclusivamente na fonte e não tem ajuste na declaração anual de imposto de renda.
Principais vantagens da Previdência Privada

Escolher o plano de previdência privada para a sua aposentadoria pode trazer diversos benefícios para a sua jornada de investimento, desde benefícios fiscais até planejamento sucessório.
Além de ser uma opção recomendada para aqueles que encontram certas dificuldade em planejar investimentos de longo prazo por conta própria, os benefícios tributários nos planos também são vantajosos e indicam que a previdência privada vale a pena para esses perfis.
Outro ponto interessante aos que investem em fundos de previdência privada é a possibilidade de realizar portabilidade, tanto interna (troca de planos dentro da mesma instituição financeira) quanto externa (troca de instituição financeira). Portanto, se o investidor não estiver satisfeito com sua opção do momento, é possível migrar seu investimento a qualquer momento.
Confie em quem entende do assunto
Seja qual for o seu objetivo, a previdência privada pode lhe ajudar a alcançar seus sonhos sem complicações.
Para isso, conte com os melhores especialistas do mercado e garanta um investimento seguro e rentável para o seu futuro.
Entre em contato e torne-se um investidor de sucesso conosco!

Add a Comment